História
A Trajetória do Grupo Zambianco
Da origem italiana ao fornecimento de energia.
Década de 1930
Com a crise do café, quando muitos agricultores se viram obrigados a mudar de cultura, a família decidiu aprofundar suas raízes na cultura da cana-de-açúcar.
1983
Com o passar dos anos e diante da necessidade de crescimento, o parque industrial foi transferido para um local mais amplo, onde se encontra atualmente a Usina Pederneiras e a sede administrativa do grupo.
1994
Inicia-se a fabricação de xarope.
2002
Inicia-se a produção de açúcar e encerra-se a produção da cachaça, o produto que marcou a origem do grupo.
2014
O grupo expande seus negócios no setor sucroenergético com a aquisição de uma destilaria no município de Platina/SP, a Nova Platina Bioenergia Ltda. Com isso, foi ampliada a capacidade de moagem de cana-de-açúcar para mais de 1.200 ton. por safra, consolidando a posição no setor.
1923
A família Zambianco, de imigrantes italianos, conquista seu primeiro espaço. Um pedaço de terra de 116 alqueires no município de Tietê/SP, batizado de Fazenda Santo Antônio. Nos primeiros anos o sustento vinha do cultivo de café e da fabricação de cachaça artesanal.
1957
Com o aumento da importância da cachaça artesanal para os negócios, o pequeno alambique foi transformado em uma indústria de aguardente. Fundava-se assim, a Indústria de Aguardente Pederneiras Ltda.
Década de 1990
Inicia-se um novo ciclo com a implantação de um amplo plano de investimentos em expansão fabril e de diversificação do mix de produção.
1998
Tem início a produção de etanol hidratado.
2007
Foi criada Comercial Agropecuária Santo Antônio Ltda. Uma empresa totalmente voltada para o campo, responsável por gerir e cuidar das propriedades, atividades agrícolas e pecuárias do Grupo Zambianco.
2020
Foi fundada a Associação Frederico Zambianco, criada para gerir e expandir as ações sociais do grupo.